Por mais que o adiamento tenha afetado grande parte dos candidatos, saber como lidar com esse baita imprevisto pode ser uma das maiores oportunidades para garantir a aprovação na UFPR
Vai ser mais fácil ou difícil de passar na UFPR?
O adiamento repentino do vestibular UFPR pegou muita gente de surpresa, afinal, aconteceu poucos dias antes da data prevista. Isso, obviamente, pode ter gerado impactos financeiros e emocionais principalmente para quem ia fazer o vestibular UFPR 2021 mas não mora no Paraná.
Acontece que mesmo com esses transtornos, precisamos ter a consciência de que tudo na vida está sujeito a imprevistos e também que nem sempre tudo ocorre como esperamos.
A vida é movida por desafios e anseios. Você vai sempre se deparar com certos problemas que acha que é o fim do mundo ou que não saberá como lidar e, depois de algum tempo, já vai ter superado e estará achando a mesma coisa de algum outro imprevisto que apareceu.
Diante desses problemas, a gente precisa sempre buscar concentrar nossos esforços no que podemos fazer e está ao nosso alcance. Isso evita preocupações desnecessárias e estresse com fatores que não controlamos (como o adiamento do vestibular).
E se pararmos pra pensar o que podemos fazer agora, vamos ver que há mais tempo para revisar os assuntos, estudar melhor o que mais cai no vestibular UFPR, ter um estudo mais estratégico para essa prova e vários fatores que vão te ajudar a garantir a vaga na UFPR de maneira mais fácil. Isso, claro, se souber exatamente como agir.
Quando será o vestibular UFPR 2020/2021 (novas datas)
Bom, a notícia do adiamento pelo NC – UFPR veio na segunda-feira (22/02), ou seja, apenas 6 dias antes da antiga data para a primeira fase do vestibular (28/02), que já tinha sido definida meses atrás no edital UFPR 2021.
O motivo do adiamento repentino? Bom, basicamente devido às consequências de um outro fato inesperado do NC – UFPR: o comunicado, apenas algumas horas antes, de que o certame da PC – PR não aconteceria no dia 21/02 como era previsto.
Mesmo tendo liberado o comunicado na segunda-feira, as novas datas ainda não tinham sido informadas. Foi apenas na quarta-feira (24/02) que o NC – UFPR informou quando será o vestibular UFPR 2020/2021:
- 28/03 – Primeira fase UFPR 2021
- 25/04 – Segunda fase UFPR 2021 – Compreensão e produção de textos
- 26/04 – Segunda fase UFPR 2021 – Provas específicas
Com o adiamento, como estudar para o vestibular UFPR?
Já diziam que grandes sábios que conhecer muito bem o inimigo que se está enfrentando é fundamental para vencer a batalha. Aqui, não é diferente! Você precisa saber muito bem como funciona o vestibular da UFPR. Simplesmente porque ele é composto por duas fases que exigem um estudo diferenciado e estratégico devido à importância de cada uma na sua pontuação final
Por exemplo, muita gente pensa que só se deve estudar para a segunda fase da UFPR após passar na primeira. O que na verdade é um erro
Então, como funciona o vestibular da UFPR?
Ele é composto por duas fases: a primeira fase possui 90 questões objetivas e cada uma vale 1 ponto, o que totaliza 90 pontos. Essa etapa é feita por todos os candidatos. Já a segunda fase não é comum a todos. Em vários cursos, passam de fase 3X o número de vagas. Ou seja, digamos que um curso tenha 50 vagas, nesse caso, as 150 melhores notas da primeira passam para a segunda.
Mas e como é a prova da segunda fase da UFPR? Bom, você vai ter uma prova de redação que vale 60 pontos e, dependendo do seu curso, pode ter também uma ou duas provas específicas. Essas são compostas por 7 questões discursivas e cada uma vale 40 pontos.
Para calcular a nota final, é somado as notas que você tirou tanto na primeira quanto na segunda fase e divido pela nota máxima que poderia ser tirada. Isso demonstra que a segunda fase é muito importante pela quantidade de pontos que vale e por isso o estudo pra ela não deve ser negligenciado.
Você não pode deixar para estudar a etapa que pode valer mais da metade da sua nota final apenas poucos dias antes dela. Até porque a segunda fase da UFPR tende a ser mais difícil do que a primeira. Por isso, você precisa estudar para essa parte do vestibular UFPR desde já. Basicamente, você vai fazer uma mescla na sua preparação e estudar para as duas ao mesmo tempo, o que pouca gente faz por não entender ao certo como funciona o processo seletivo da UFPR
O que estudar para o vestibular UFPR (primeira fase)
Essa prova é bem característica. Isso porque além de questões padrões de vestibulares, ela traz questões apenas sobre obras que são leituras obrigatórias da UFPR. Acontece em filosofia, sociologia e literatura. Estude então as obras literárias da UFPR e também as que eles indicaram pra sociologia e filosofia. Lembrando que, no momento, pela proximidade com a prova, fica complicado de ler todas. E uma das formas de estudar isso é através de análises e resumos
Para os conteúdos gerais que mais caem no vestibular UFPR, você pode ir aprendendo eles através das provas antigas. Elas são o melhor simulado que você vai ter e são super importantes nesse momento. Logo, faça provas antigas para ir mapeando os conteúdos mais importantes e volte na teoria a partir de seus erros. Nesse caso, o seu estudo estará sendo mais ativo, o que te faz aprender mais, além de ser focado justamente nas suas dificuldades, pois você vai voltar na teoria e estudar mais o que você erra mais.
Lembrando também a importância de criar, praticar e aprimorar sua estratégia de prova a partir desses simulados. Ou seja, ordem de resolução das matérias, como passar o gabarito, resistência para fazer a prova com máscara e sem comer e vários outros fatores que são determinantes para a sua aprovação.
Além disso, é importante estudar e revisar assuntos quentes como efemérides, que são eventos históricos importantes que fazem aniversário com data redonda. Exemplos: 520 anos do “descobrimento” do Brasil, 150 anos do fim da Guerra do Paraguai, entre outros.
Outro ponto que tu não pode deixar de lado: a prova de geografia da UFPR gosta de abordar atualidades nas questões, então, tire um tempo para ver os acontecimentos mais importantes do ano de 2020 pois podem aparecer no vestibular UFPR 2021.
O que estudar para o vestibular UFPR (segunda fase)
Como já dito, essa etapa possui uma prova de redação e é fundamental que você já inclua horários na sua semana para ir praticando esse modelo UFPR de redação. Como assim modelo UFPR? Bom, a redação da UFPR é bem característica, super diferente do modelo ENEM
Na UFPR, você vai ter de escrever três textos curtos, em média 12 linhas, de diferentes gêneros textuais. Isso tudo numa tarde. Então, pelo fato de não serem de um mesmo gênero, é importante que você saiba escrever e entenda como a UFPR quer que você escreva cada gênero. Ela gosta bastante de cobrar resumo, texto argumentativo e análise de tira. Mas já cobrou também narrativa, continuação de texto, entre outros.
Além da parte de redação, você pode ter as provas específicas. Nesse caso, você precisa ir aprofundando o seu conhecimento nessas matérias e também ir resolvendo questões discursivas desde já. Pode pegar para treinar tanto as da própria UFPR como de outros vestibulares que também possuem questões abertas: UERJ e FUVEST são bons modelos.
Lembrando que o seu estudo para a segunda fase agora é para ir criando as bases necessárias a essa prova. Ele vai ser intensificado após a primeira fase. É quase como a regra 80 – 20: no momento, você pode dedicar aproximadamente 20% do seu tempo à preparação para a segunda fase e 80% à primeira.
O adiamento vai ser só mais um desafio que tu vai superar
Como eu já falei, a nossa vida é movida por desafios e vitórias. Tenho certeza que se seguir essas instruções você vai conseguir evoluir mesmo com o adiamento e, quando estiver no banho de lama, vai olhar pra trás e perceber que isso não foi suficiente para te parar. Você vai transformar o imprevisto em oportunidade. E pode contar comigo pra isso. Qualquer dúvida, estou à disposição!