Como funciona a redação da UFPR

Como funciona a redação da UFPR

Saiba como funciona a redação da UFPR lendo este artigo do blog Gabriel Madeira.

Sumário

  • Como funciona a redação do vestibular da UFPR;
  • Exemplo de redação do vestibular da UFPR;

Como funciona a redação da UFPR

Para começar, a banca nem chama a etapa de redação de “redação”, chama de “Prova de compreensão e produção de textos”.

A prova de compreensão e produção de textos é aplicada na segunda fase do vestibular da UFPR, sempre foi assim, com exceção dos anos de pandemia (2020 e 2021) que adotaram o modelo de fase única e uma produção textual.

No vestibular da UFPR 2024, a segunda fase retornou, juntamente a prova de compreensão e produção de textos.

Obs: A UFPR nomeia o vestibular com o ano de ingresso dos calouros que serão aprovados, por isso mesmo que a prova seja realizada em 2022, o nome dela é “Vestibular da UFPR 2023”.

De maneira geral, a prova da UFPR 2024 tem duas fases: uma objetiva com 90 questões (de todas as matérias) e a segunda fase com redações e questões discursivas.

O que nos interessa aqui é a redação, mas também tem a parte de provas específicas, tudo isso você pode entender melhor clicando aqui.

A prova de compreensão e produção de textos no vestibular da UFPR 2024, é composta por três propostas de redação, de 15 linhas em média, de gêneros textuais diferentes (podendo ser dissertativo-argumentativo, carta, narrativa, resumo e etc).

Um modelo bem semelhante ao do vestibular da UFPR 2019, mas os gêneros textuais variam todos os anos, então recomendo que saiba um pouco de tudo, claro que alguns caem mais que outros, como por exemplo: resumo e argumentativo, estes você precisa dominar.

Resumo UFPR você precisa sempre colocar: autor, ano e veículo do texto base; a tese principal do autor e argumentos que ele usou para defendê-la; por fim, a conclusão do autor. Lembrando que não pode ter cópias do texto e o ideal é fazer em um parágrafo apenas.

Já no modelo argumentativo que a UFPR cobra na redação, ela quer que você explique um pouco o texto base, também identificando a fonte, e depois apresente a sua opinião; às vezes será sobre alguma pergunta no enunciado, em outras, sobre alguma tese do texto-base.

Aqui está o link da prova de compreensão e produção de textos do vestibular da UFPR 2018/19, para você ter uma ideia de como é e se familiarizar com o modelo.

Por fim, você terá 4h30 para escrever os três textos e sugiro que treine desde já para saber organizar seu tempo e seus pensamentos na hora de fazer a prova.

Faça uma ou duas redações por semana (redações de provas antigas da UFPR) e procure vídeos de professores especialistas nas redações da UFPR.

Exemplo de redação da UFPR

  • No “Pilares que Aprovam” muitos de nossos alunos tiveram um ótimo desempenho na produção de texto (alguns gabaritaram) do vestibular da UFPR realizado em fevereiro de 2021. Ainda era no modelo de fase única, mas é extremamente semelhante à prova tradicional.

Abaixo a um exemplo de produção de texto de um aluno que teve um desempenho notável, quase gabaritou a redação.

A proposta era associar uma canção sobre “Ponto de Vista”, com um texto sobre proteger pessoas que não podem ser vacinadas contra a COVID-19, através da própria imunização. E, também, expressar sua opinião a respeito.

Para ver a proposta completa clique aqui (páginas 23 e 24).

Como funciona a redação da UFPR

Descubra todos os segredos do vestibular da UFPR:

Nós criamos um compilado para te tornar especialista nesta prova chamado “Revelando a UFPR 2.0”. Para ter mais informações clique neste botão abaixo:

Conheça o curso que fará você ser aprovado 3x mais rápido!

Mesmo que você acredite que precise levar anos ou que seja muito difícil ser aprovado em Medicina ou em alguma Universidade Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui está um presente para você passar na UFPR 🎁

Receba um material exclusivo e único com tudo que você precisa para a prova da UFPR

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Gabriel Madeira a enviar notificações por e-mail ou outros meios de acordo com sua Política de Privacidade.