Saiba quais os conteúdos de matemática são mais recorrentes na prova do ENEM, mas sem termos genéricos e conteúdo raso, aqui há uma explicação detalhada.
Muitos cursinhos famosos por aí, fazem vídeos de 5 minutos, supostamente detalhados sobre os conteúdos recorrentes de matemática no ENEM, e te fazem pensar que será o suficiente para você entender.
Este artigo tem objetivo de entregar mais do que o prometido sobre os assuntos que mais caem em matemática no ENEM, é melhor ler antes que o INEP exclua.
Lista de conteúdos que mais caem em Matemática no ENEM
- Figuras 3D chatas;
- Análise combinatória e probabilidade;
- Áreas volumes e perímetros
- Funções de 1° grau;
- Conteúdos de fundamental (Escalas de mapas, média e semelhantes, gráficos e vantagens, porcentagem).
1) Figuras 3D chatas
Aquele tipo que questão que o ENEM quer que você imagine uma figura planificada como se estivesse montada em sua frente.
Eles podem perguntar quantas arestas, vértices e faces tem, ou quantas faces são opostas e coisas parecidas. Basicamente, o INEP quer que você consiga transformar seis quadrados em um cubo na sua cabeça.
Para este tipo de exercício, é recomendado não perder muito tempo em aulas, mas tentar aprender com questões em cima dos próprios erros e vendo resoluções de bons professores.
Um exemplo de questão foi a do octaedro no ENEM 2021. Muitas pessoas tiraram um pedaço da prova para montar a figura na hora da aplicação do exame.
2) Análise combinatória e probabilidade
Para algumas pessoas, este é o conteúdo que proporciona algumas das questões mais difíceis das provas do ENEM ao longo dos anos.
Para aprender este conteúdo procure boas aulas (não aquelas de 5 minutos) e adquira intimidade com operações de fatorial (as que são sinalizadas pelo “!”).
Um exemplo para este conteúdo é a famosa questão do Harry Potter no ENEM 2020.
3) Áreas, volumes e perímetros
Este conteúdo às vezes é colocado de forma separada na listagem dos que mais caem na prova do ENEM, mas muitas vezes eles são cobrados de maneira conjunta nas questões.
Uma questão pode pedir o perímetro e área de uma caixa de bombons.
E lembre-se o ENEM jamais vai pedir uma fórmula sem contexto, eles vão utilizar situações do dia a dia, como a questão da caneca no ano de 2021.
4) Funções de primeiro grau
Para funções é preciso saber de tudo: gráficos, equações e leis de formação.
Claro, todas aplicadas ao cotidiano. Como o clássico exemplo do táxi que é ensinado no ensino médio, a taxa fixa do taxímetro somado ao valor de cada quilômetro rodado. Ou, a aplicação de um gráfico de função na organização de um evento, como na questão abaixo, também do ENEM 2021.
5) Conteúdo de fundamental (tome vergonha na cara)
Estes são os famosos conteúdos de “matemática básica”, mas por favor não comece a assistir qualquer playlist que encontrar por aí. MMC, MDC, critérios de divisibilidade e etc, vão te fazer perder um tempo que não está disponível.
Priorize os seguintes conteúdos, que um aluno do nono ano do fundamental conseguem entender:
- Escalas de mapa: algo que eles não cobram apenas em geografia, então atente-se para a conversão de escalas.
- Moda, mediana e média: conteúdo de oitavo ano que sempre cai pelo menos uma vez todo ano.
- Gráficos e vantagens: analisar gráficos, tabelas e saber fazer as devidas comparações entre os dados. Para obter o conhecimento necessários neste assunto, faça muitas questões deste tipo.
- Porcentagem: o clássico que não poderia faltar de maneira alguma, conteúdo mínimo que precisa-se aprender no colégio. Se não sabe, dê um jeito.