Descubra o melhor de entender como não procrastinar nos estudos para o ENEM ou como não procrastinar os estudos para o vestibular
A procrastinação é um dos maiores problemas para estudantes e vestibulandos. Aqui estão três dicas que não procrastinar nos estudos:
- Alarmes;
- Hábitos constantes;
- Comprometimento externo.
1. Alarmes – Como não procrastinar nos estudos
Muitas vezes a procrastinação acontece porque você se perde no próprio tempo mexendo no celular, assistindo uma série ou dormindo demais.
A definição de alarmes no celular pode ajudar nisso. Não defina apenas um horário, mas pelo menos 3 alertas antes do momento que você precisa estudar.
Por exemplo, se o horário de estudos inicia 14h, prepare o relógio para despertar 13h45, 13h50 e 13h55. Use mensagens imperativas como “Vai estudar”, “Larga esse celular” ou “Procrastinar vai te fazer reprovar”.
2. Hábitos constantes – Como não procrastinar nos estudos
Quanto mais escolhas o cérebro faz durante o dia, maior a chance de procrastinação.
O processo de escolha cansa a mente, este é motivo de mesmo depois de ficar 6h sentado, resolver uma prova esgota toda energia do corpo. As grandes empresas da internet já entenderam isso e fazem com que os usuários não precisem fazer escolhas, o algoritmo entrega tudo que eles querem, sem nenhum sinal de esforço mental.
É necessário usar isto a seu favor. Ao invés de decidir o que estudar no momento em que for estudar, faça uma agendinha. Não um cronograma bem definido, com horários exatos, mas hábitos constantes. Acorde mais ou menos no mesmo horário, coma a mesma coisa no café da manhã, saiba construir uma grade com matérias separadas por dia de semana.
Basicamente: Tenha uma ideia do que fazer durante o seu dia, antes de o dia começar.
Deixarei ao fim deste artigo um guia para criar o seu próprio cronograma.
3. Comprometimento externo – Como não procrastinar nos estudos
Essa é a arma mais poderosa para vencer a procrastinação. Já parou para pensar por que você, pelo menos na maioria do tempo, não procrastinava ir para a escola?
Para que entenda melhor, deixarei este vídeo de pouco mais de 5 minutos para você compreender a força que o comprometimento externo tem sobre a procrastinação nos estudos e até mesmo para outras atividades da sua vida.
Clique e assista.